quarta-feira, 27 de abril de 2016

A influência dos holandeses no Brasil



O Brasil foi invadido pelos holandeses, duas vezes. Os holandeses tentaram fixar residência na Bahia (1624 a 1625), em Pernambuco (1630 a 1654), em Sergipe (1637 a 1640 e 1641 a 1645) e no Maranhão (1641 a 1644). O principal objetivo dos holandeses era a comercialização de açúcar. A Holanda dominou todo o nordeste do Brasil, de Pernambuco ao Maranhão, isso ocorreu durante 24 anos.

 A Sua influência é devida às invasões no período colonial. Os holandeses deixaram sua influência na literatura de cordel, nas blasfêmias, no folclore, no açúcar, em elementos de confeitaria e laticínios.
Na cidade de Recife, ficaram reminiscências da cultura holandesa, como fortes, planejamento urbanístico, pontes, sobrados… Seus hábitos alimentares não chegaram a deixar marcas nos costumes brasileiros.

Sua entrada muito pequena, durante o Império. Encontram-se, no século XX  grupos em São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul, onde se estabeleceram nas atividades de agricultura como : trigo, arroz, café, batata-doce e cana de açúcar; frutas e criação de gado holandês, porcos e aves.
As maiores influências dos holandeses foram as confeitarias, doces e principalmente o açúcar.
E uma curiosidade, que os Judeus chegaram ao Brasil quando os holandeses estavam invadindo o Brasil, no ano de 1636.  









8 comentários:

  1. qual foi a influencia dos holandeses na Bahia e em pernambuco

    ResponderExcluir
  2. a unica coisa q me ajudou foi a curiosidade

    ResponderExcluir

  3. A Sua influência é devida às invasões no período colonial. Os holandeses deixaram sua influência na literatura de cordel, nas blasfêmias, no folclore, no açúcar, em elementos de confeitaria e laticínios.
    Essa é a resposta que está no texto

    ResponderExcluir